15 de jan. de 2012

Liquidações/2012

Começa a temporada de liquidações

Confira 7 dicas para sua compra


As liquidações de fim e começo de ano já passaram a fazer parte do calendário do comércio brasileiro. Para os lojistas, é uma forma de desovar estoques; para o consumidor, uma oportunidade de economizar e fazer as compras com calma, depois da correria de fim de ano.
Antes de se deixar levar apenas pelo preço baixo, porém, o consumidor deve tomar alguns cuidados, como orienta a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Mariana Alves.
"O início do ano é marcado por alguns gastos específicos, como matrículas nas escolas e cursos, IPTU e IPVA. Assim, antes de sair às compras nas liquidações, o consumidor deve refletir sobre o seu orçamento a fim de não sobrecarregá-lo", diz.
Mariana e a assessora técnica do Procon de São Paulo, Maíra Feltrin, listam sete dicas para quem quer aproveitar as liquidações de fim e começo de ano sem desequilibrar o orçamento.

7 dicas para comprar em liquidações


Extras:

  • Shutterstock
Para grande parte dos brasileiros, o início do ano é marcado por uma série de gastos extras, como o pagamento da matrícula e do material escolar e de impostos, como IPTU e IPVA.
Assim, antes de sair às compras, analise com cuidado o orçamento da família para descobrir se de fato ainda existe espaço para mais gastos. Não esqueça de somar as despesas feitas com cartões de crédito e cheque pré-datado no fim do ano

Impulso:

  • Mateus Bruxel/Folhapress
Por mais que a tentação seja grande, evite fazer compras por impulso nessa época só porque os preços estão mais baixos.
"Reserve um tempo para buscar informações sobre preço e funcionamento do produto", sugere a assessora técnica do Procon de São Paulo, Maíra Feltrin. É importante fazer também uma pesquisa de preços, para ver se de fato os produtos estão tão mais baratos assim

Pegadinhas:

  • Reprodução
Não se deixe levar apenas pelos anúncios. É importante tentar identificar os produtos que realmente estão em oferta, comparando os valores cobrados em outros estabelecimentos que não estão promovendo liquidações.
"Algumas lojas aproveitam o chamariz do 'saldão' para anunciar como promocionais preços idênticos aos que eram cobrados antes", diz a advogada do Idec Mariana Alves

Publicidade:

  • Matuiti Mayezo/Folhapress
Guarde anúncios e folhetos que falam das ofertas. Por lei, tudo o que for anunciado em publicidade ou mesmo por meio de declarações dos vendedores, como promoções e condições de pagamento especiais, deve ser cumprido.
Caso a loja não cumpra o que foi prometido, leve o caso aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Caberá ao lojista provar que você estava errado.

Troca:
  • Ayrton Vignola/Folha Imagem
Os lojistas não costumam fazer a troca de produtos vendidos em liquidações se eles não tiverem defeito, e por lei, elas não são obrigados mesmo a fazer isso.
A troca só é obrigatória se a possibilidade tiver sido garantida ao consumidor pelo vendedor ou por meio de etiquetas fixadas nas peças ou em notas fiscais, por exemplo. Mas, mesmo nesses casos, o lojista pode determinar um prazo máximo para que ela seja feita

Defeito:
  • Reprodução/Blod PopLoad
Se o produto apresentar algum tipo de defeito, porém, aí a regra é a mesma para a compra feita fora de liquidação.
O produto deve ser consertado pelo fornecedor dentro do prazo de 30 dias. Se isso não for possível ou o prazo chegar ao fim, o consumidor poderá escolher entre três possibilidades: a troca imediata do produto, a devolução do dinheiro com correção ou um desconto sobre o valor cobrado

Internet:

  • Getty Images
As lojas virtuais também costumam fazer promoções nessa época do ano. Nesse caso, as regras são um pouco diferentes daquelas para compras feitas em lojas físicas.
Se o consumidor fizer uma compra em liquidação pela internet, mesmo que o produto não tenha defeito, ele tem o prazo de sete dias úteis para se arrepender. Nesses casos, ele pode simplesmente devolver o produto e pedir o dinheiro de volta

E Claro não poderia deixar faltar algumas dicas para sua compra de roupas e acessórios!
Por isso,assista a esse pequeno vídeo e fique por dentro junto com ninguém mais
ninguém menos que Daslu.
Abraços a todas !!!


Pelo vídeo puderam perceber que o brilho das pedrarias e paetês continuam a todo vapor né.
Sou suspeita,mas amooo, seje apenas um toque no cantinho de uma blusa...já dá
Todo um Charme!
Aproveitando vou postar a foto de um vestido que eu mesma bordei - todinho - para uma formatura!
Bjinhus...


                                                  * Rutiléia *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Obrigada pelo carinho.
♥ Eu respondo aqui mesmo,tá?! ^.~
♥ Volte Sempre !!!